FÓRUM QUALIDADE, INOVAÇÃO E SEGURANÇA AGRO-ALIMENTAR
ORADORES
Dr. Rui Sucena do Carmo
Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe
Nasceu em 13 de março de 1962, em Luanda, Angola; licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; advogado; aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de embaixada, aberto em 24 de dezembro de 1988; adido de embaixada, na Secretaria de Estado, em 16 de fevereiro de 1990; secretário de embaixada, em 7 de julho de 1992; na Embaixada em Praga, em 14 de março de 1994; primeiro-secretário de embaixada, em 2 de março de 1998; na Representação Permanente junto da União Europeia, em Bruxelas, em 11 de agosto de 1998; na Secretaria de Estado, em 29 de outubro de 2001; na Embaixada em Havana, em 8 de outubro de 2005; conselheiro de embaixada, em 21 de junho de 2006; na Delegação Portuguesa junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (DELNATO), em Bruxelas, em 16 de outubro de 2008; Diretor de Serviços para os Assuntos de Segurança e de Defesa da Direção-Geral de Política Externa, em 1 de junho de 2012; ministro plenipotenciário de 2.ª classe, em 28 de maio de 2015; na Embaixada em Jacarta, com credenciais de Embaixador, em 15 de novembro de 2016; acreditado simultaneamente como Embaixador não-residente nas Filipinas, no Brunei e junto da Associação de Nações do Sudeste Asiático/ASEAN; ministro plenipotenciário de 1.ª classe, em 28 de maio de 2018; na Embaixada em São Tomé, com credenciais de Embaixador, em 1 de janeiro de 2021.
Grã-Cruz da Ordem de Mérito; Oficial da Ordem de Mérito.
Dr. Patrice Trovoada
Primeiro-Ministro e Chefe do Governo de São Tomé e Príncipe
Patrice Emery Trovoada é Primeiro-Ministro e Chefe do Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, desde 11 de novembro de 2022, tendo obtido maioria absoluta, com um total de 30 deputados.
Nasceu a 18 de março de 1962, em Libreville, Gabão. Economista, formado em França, Patrice Trovoada é Presidente da Ação Democrática Independente (ADI), o maior partido político de São Tomé e Príncipe desde 2010.
Filho do antigo Presidente Miguel dos Anjos da Cunha Lisboa Trovoada, foi ministro dos Negócios Estrangeiros de setembro de 2001 a fevereiro de 2002. Posteriormente, ocupou o cargo de assessor do Presidente Fradique de Menezes para as questões petrolíferas.
Em fevereiro de 2008, foi nomeado Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, cargo que ocupou até junho do mesmo ano. Mais tarde, em agosto de 2010, voltou à chefia do Governo, saindo em dezembro de 2012.
A 25 de novembro de 2014, voltou a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro, ao ser nomeado pelo Presidente da República, Manuel Pinto da Costa. Ocupou funções até 3 de dezembro de 2018, com a posse de Jorge Bom Jesus, sendo o primeiro chefe de Governo do período democrático a encerrar um período governamental sem ser derrubado antes do fim do termo.
Foi ainda Conselheiro Especial para os Assuntos Internacionais em 1992, como Conselheiro de Administração de uma instituição privada portuguesa em 1996 e 1997, ministro dos Negócios Estrangeiros em 2001, Conselheiro Especial para o Petróleo do ex-presidente Fradique de Menezes até maio de 2005, e Administrador Não-Executivo Independente do Conselho de Administração do Dubai Ports World entre 2020 e 2022.
Professor Doutor José Manuel Durão Barroso
Presidente dos Conselheiros Internacionais da Goldman Sachs e Presidente da Gavi, Vaccine Alliance
José Manuel Durão Barroso foi Presidente da Comissão Europeia (2004-2014) e Primeiro-Ministro de Portugal (2002 a 2004). Iniciou a sua carreira política no Governo, em 1985, e foi Secretário de Estado da Administração Interna, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e Ministro dos Negócios Estrangeiros.
É professor visitante na Universidade Católica de Portugal, onde dirige o Centro de Estudos Europeus, e no Instituto Universitário Europeu, School of Transnational Governance, Florença.
É igualmente Non Resident Scholar na Universidade de Princeton e membro do Conselho Consultivo do Liechtenstein Institute na mesma universidade.
Atualmente é Presidente dos Conselheiros Internacionais da Goldman Sachs e Presidente da Gavi, Vaccine Alliance.
Dr. Ginésio Valentim Afonso da Mata
Ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul
Ginésio Valentim Afonso da Mata nasceu em Conceição, Príncipe em 1977.
Licenciou-se em Informática e Gestão de Empresas pelo IUCAI em 2004.
Em 2005 concluiu o curso de Pós-graduacao em Elaboração e Execução do Orçamento do Estado na ENA – Ecole Nationale D`Administration em Paris, França.
Em 2017 completou o curso de Pós-graduação em Finanças Públicas pelo GEF/ISCTE-IUL em Cacuaco, Angola. Em 2008 especializou-se em Direção
Financeira na Administração Pública, no INA-DEDIRF em Portugal.
Entrou para Ministério das Finanças em 2004 como Técnico Superior na Direção do
Orçamento aonde trabalhou durante cinco anos. Em 2010 assumiu as funções de Diretor do Orçamento, funções que exerceu até Agosto de 2019. Em 2019 é nomeado Director do Gabinete de Estudos e Políticas Económicas (GEPE). Funções que ocupou paralelamente com as de Coordenador do Projeto Zuntamon LCI desde 2021 e que desempenhou até ser empossado a 14 de Novembro de 2022 como Ministro do Plano, Finanças e Economia Azul.
Abel Bom Jesus
Ministro de Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural
- Primeiro empreendedor agrícola a introduzir produção agrícola na estufa e sistema de irrigação gota a gota
- Candidato as Eleições Presidenciais de 2021
- Trabalhou na TVS – Televisão São-Tomense como participante num programa de interação juvenil, promoção da língua e da cultura nacional
- Formação de empreendedorismo
- Formação de agronegócio em Cabo verde
- Orador do primeiro fórum dos empresários e exportadores da CPLP em Lisboa-Portugal
- Elaboração e análise de viabilidade económica e financeira de pequenos negócios
- Empreendedor social e apresentador do programa ÁNDA PLÍGO na TVS
- Formação em Gestão de Pequenos Negócios
- Orador do Tdex 2016 "Iinvestir em novas tecnologias agrícola em STP"
- Seminário em Tecnologia de Inspeção da Segurança Alimentar em China
- Palestrante sobre o dia Mundial a ´Água – “água e o negócio”
- Formação de formador do programa "comece e desenvolva o seu negócio"
- Consultor agrícola
Professor Doutor Miguel Poiares Maduro
ex-Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Professor Universitário
Miguel Poiares Maduro é Diretor da Global Law School da Universidade Católica de Lisboa e Professor da Catédra Vieira de Almeida. É, igualmente, Diretor do Fórum Futuro da Fundação Gulbenkian. Foi até ao verão de 2020 Diretor e Professor da School of Transnational Governance do Instituto Universitário Europeu onde continua a ser Professor Convidado. Foi Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional de 2013 a 2015. Foi Advogado Geral no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias até Outubro de 2009.É licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa e doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença em 1996, onde obteve os prémios para a melhor tese de Doutoramento e de melhor investigador do Departamento de Direito. Foi Professor Convidado da Yale Law School, do Centro de Estudos Constitucionais (Madrid), Universidade de Chicago e London School of Economics. Lecciona igualmente na Universidade Católica e no Colégio da Europa. Foi Presidente do Comité de Governação da FIFA de Maio de 2016 a Abril de 2017.
Agraciado com a Comenda da Ordem de Santiago da Espada é autor, de numerosas publicações. Em 2010 foi distinguido com o Prémio Gulbenkian de Ciência. O seu livro mais recente é Democracy in Times of Pandemic (com Paul Kahn).
Eng.º Firmino Cordeiro
Director - Geral da AJAP
Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.
É atualmente Diretor-Geral da AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, tendo sido Presidente da Associação entre 2000 e 2012.
É ainda Presidente da Globalcoop - Cooperativa Agrícola Transnacional e Empresário Agrícola, desde 1991, nas áreas de olival e ovinos de leite.
Foi Vice-Presidente do CEJA - Conselho Europeu de Jovens Agricultores entre 2001 e 2003.
Professor Doutor João Duque
Professor Universitário
João Duque nasceu em Lisboa em 1961 onde vive. Licenciou-se em Organização e Gestão de empresas pela Universidade de Lisboa em 1984 e doutorou-se em Business Administration pela Universidade de Manchester em 1995.
É Professor Catedrático e coordenador da área científica de Finanças do ISEG. Coordena o Master in Finance onde leciona as disciplinas de Derivatives e de Case Studies in Financial Engeneering, e é também coordenador da Pós Graduação em Análise Financeira onde leciona Opções Financeiras, e Opções Reais e Engenharia Financeira. Leciona ainda a disciplina de Finanças no MBA do ISEG, Financial Markets na licenciatura em Finance e Opções e Produtos Financeiros Complexos na Pós Graduação em Análise Financeira na Porto Business School.
Publicou mais de duas dezenas de entradas como autor e co-autor de livros, capítulos de livros e artigos em livros e revistas de natureza científica.
É vogal do Conselho Geral e de Supervisão da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, C.R.L., Presidente da Comissão de Remunerações da REN – Redes Energéticas Nacionais, S.G.P.S., S.A. e pertence ao PSI 20 Steering Committee da Euronext Lisbon S.A..
No passado, presidiu ao conselho de administração da Taguspark S.A., foi administrador não-executivo da Novabase SGPS e da Sogevinus SGPS, membro da direção da APAF – Associação Portuguesa dos Analistas Financeiros, Presidente do Conselho Fiscal da Novabase Capital S.A., membro do conselho fiscal da Sagres – Sociedade de Titularização de Créditos, S.A. e da FGP – Federação de Ginástica de Portugal e membro do Conselho Consultivo do IGCP e presidiu ao Conselho Científico da APOTEC - Associação dos Técnicos Oficiais de Contabilidade.
Foi o Diretor do gabinete de Estudos da CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários entre 1993 e 1995 e consultor da CMC – Comissão do Mercado de Capitais de Angola entre 2015 e 2016.
Escreve semanalmente no jornal Expresso na coluna “Confusion de Confusiones”, mantém um espaço de comentário semanal na Rádio Renascença inserido do Programa “As 3 da Manhã” e é comentador para a economia na SIC-Notícias.
Eng.º Henrique Silvestre
Vice-Presidente da AJAP
Licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade Évora, Sócio-Gerente da Henrique Silvestre Ferreira Unipessoal Lda.
Jovem Agricultor, produtor de uva de mesa, sem grainha, em sistema pérgula sob estufas, tendo sido o projecto mais inovador da Europa, em 2016.
ECO.BIO sobre “agricultura e silvicultura no contexto da Economia Circular” em Lisboa promovido pelo Ministério do Ambiente
5 ª Edição - Prémio Nacional Agricultura 2016. O PNA é uma iniciativa do BPI e do Grupo COFINA, patrocinada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
AGROIN Alqueva - CONGRESSO ANUAL DE AGRONEGÓCIOS, edição dedicada ao regadio, organizado pela revista Vida Rural em parceria com a EDIA.
Vencedor do Prémio de “Melhor Jovem Agricultor Português de 2013”.