top of page

ORADORES

Dr. Rui Sucena do Carmo

Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe

 

Nasceu em 13 de março de 1962, em Luanda, Angola; licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; advogado; aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de embaixada, aberto em 24 de dezembro de 1988; adido de embaixada, na Secretaria de Estado, em 16 de fevereiro de 1990; secretário de embaixada, em 7 de julho de 1992; na Embaixada em Praga, em 14 de março de 1994; primeiro-secretário de embaixada, em 2 de março de 1998; na Representação Permanente junto da União Europeia, em Bruxelas, em 11 de agosto de 1998; na Secretaria de Estado, em 29 de outubro de 2001; na Embaixada em Havana, em 8 de outubro de 2005; conselheiro de embaixada, em 21 de junho de 2006; na Delegação Portuguesa junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (DELNATO), em Bruxelas, em 16 de outubro de 2008; Diretor de Serviços para os Assuntos de Segurança e de Defesa da Direção-Geral de Política Externa, em 1 de junho de 2012; ministro plenipotenciário de 2.ª classe, em 28 de maio de 2015; na Embaixada em Jacarta, com credenciais de Embaixador, em 15 de novembro de 2016; acreditado simultaneamente como Embaixador não-residente nas Filipinas, no Brunei e junto da Associação de Nações do Sudeste Asiático/ASEAN; ministro plenipotenciário de 1.ª classe, em 28 de maio de 2018; na Embaixada em São Tomé, com credenciais de Embaixador, em 1 de janeiro de 2021.

Grã-Cruz da Ordem de Mérito; Oficial da Ordem de Mérito.

Dr. Rui Carmo.png

Dr. Paulo Portas

Paulo_P3120400a.jpg

ex-Vice Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Professor Universitário

 

Paulo Portas é autor do programa televisivo Global e ensina Geo-Economics and International Relations na Nova SBE e em várias universidades europeias e asiáticas. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Primeiro Ministro entre 2011 e 2015 e Ministro de Estado e da Defesa Nacional entre 2002 e 2005. Aprofundou em vários temas a diplomacia africana de Portugal. Liderou o CDS durante 16 anos, tornando-se num dos líderes partidários mais jovens e duradouros. Eleito Deputado em 7 legislaturas. É Vice-Presidente da Câmara do Comércio e Indústria (CCIP), empresário e consultor, membro do Conselho de Curadores da Fundação Champalimaud. Fundou com Miguel Esteves Cardoso O Independente.

Eng.º Licínio Pina

Presidente do Grupo Crédito Agrícola

 

Licínio Pina é Licenciado em Engenharia Florestal pelo Instituto Politécnico de Coimbra Mestre em Economia Portuguesa pelo I.S.C.T.E. – Business Scholl com especialização em economia.

É, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central e do Grupo Crédito Agrícola, desde 2013. Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Bancos.

Ao longo da sua carreira exerceu vários cargos de administração em organismos do Crédito Agrícola, designadamente no Fundo de Garantia e Presidente da Caixa de Crédito Agrícola da Serra da Estrela.

Autor e co-autor de diversos artigos publicados em revistas da especialidade económica, é convidado com regularidade como orador principal em conferências, seminários e debates sobre a banca, a economia portuguesa e o crédito agrícola, em fóruns nacionais e internacionais.

Foto_Presidente  CAE_2019.jpg

Dr. Humberto de Sousa Vasconcelos

HV - AJAP.jpg

Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Madeira

 

É licenciado em Economia, pela Universidade Católica de Lisboa.


Entra na política em 2005, quando convidado a ser candidato pelo PSD à Câmara Municipal de São Vicente.


Entre 2005 e 2009 preside ao município de São Vicente.


Esteve na sua vida profissional sempre ligado à gestão de empresas.


Em 2015 inicia funções como Secretário Regional de Agricultura e Pescas.


Em 2019 inicia funções como Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Eng.º Firmino Cordeiro

Director - Geral da AJAP

Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

 

É atualmente Diretor-Geral da AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, tendo sido Presidente da Associação entre 2000 e 2012.

 

É ainda Presidente da Globalcoop - Cooperativa Agrícola Transnacional e Empresário Agrícola, desde 1991, nas áreas de olival e ovinos de leite.

 

Foi Vice-Presidente do CEJA - Conselho Europeu de Jovens Agricultores entre 2001 e 2003.

dg3.jpg

Pedro Rei

Presidente da AJAP

Fot_Pedro_Rei.png

Natural de Lamego, distrito de Viseu, nasceu em julho de 1989. Frequentou o curso de Engenharia Civil, na FEUP – Porto, actualmente frequenta Engenharia Zootécnica na UTAD - Vila Real. Empresário Agrícola em Alfândega da Fé, na propriedade dos avós, onde explora 15 ha de olival, e 20 ha de floresta à base de sobreiro, é apicultor na região de Lamego e exerce a tempo parcial a actividade de perito de seguros.

Presidente da Direcção da AJAP, desde julho de 2021, Vice-Presidente da direção da AJAP desde março de 2012. Entre as várias funções directivas que tem desempenhado destaca-se a representação junto do CEJA - Conselho Europeu dos Jovens Agricultores, e de diferentes instâncias da União Europeia ligadas ao sector agrícola.

bottom of page